Estudos indicam que a maioria das pessoas preferem o sabor doce. Mas sabe-se que o açúcar refinado e alguns adoçantes artificiais são também os vilões de uma dieta equilibrada. Por isso a indústria alimentícia investe bastante para não perder esse público que está cada vez mais preocupado com a saúde mas sem deixar de comer aquele docinho.

Vamos explicar um pouco as diferenças dos açúcares naturais e adoçantes naturais versos adoçantes artificiais.

 

AÇÚCARES E ADOÇANTES NATURAIS

Açúcar de coco: É extraído do fluido das flores da palma de coco. É cheio de vitaminas e minerais. Não é processado, nem filtrado e não contém conservantes, é 100% natural, considerado o adoçante mais saudável e sustentável que existe. Tem baixo índice glicêmico, menos da metade do i.g. do mel, melado e açúcar branco.

 

Mel: É cheio de nutrientes e também conta com ação antimicrobiana capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e fungos e, assim, proteger contra doenças. Seu índice glicêmico é alto, portanto, deve ser consumido com moderação por quem precisa controlar os níveis da glicemia.

 

Xilitol: O Xilitol é um álcool de açúcar, um poliól. É encontrado nas fibras principalmente das frutas e vegetais e de alguns cogumelos. Tem a aparência e gosto bem parecido com o do açúcar de cana, com 40% menos de calorias e baixo índice glicêmico, de apenas 7, enquanto o do açúcar comum está entre 60 e 70. Estudos mostraram que o xilitol aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo, contribuindo para a saúde dos dentes e dos ossos.

Tem o potencial de alimentar as bactérias benéficas da flora intestinal, atuando como um prebiótico, similar às fibras.

Pode ser usado tanto em bebidas quanto na preparação de doces. É uma boa opção por ter baixo valor calórico e por suportar altas temperaturas, ótimo para adoçar café, chás e diversas receitas.

Único cuidado a ser tomado em relação ao xilitol é na quantidade. Ele deve ser consumido com moderação pois pode causar efeito laxativo em altas doses.

 

Erytritol: É também um poliól e é encontrado naturalmente em algumas frutas e legumes. Ele não eleva em nada os níveis de açúcar no sangue, sendo que suas calorias e carboidratos são absorvidas pelo o organismo em pequenas quantidade.

Estudos indicam que o podemos consumir uma boa quantidade eritritol sem causar prejuízo à saúde: 1 grama de adoçante por 1 quilo de pesão trazer o corporal parece não trazer nenhum tipo de efeito adverso para o corpo humano. Uma possível causa adversa do erititol é o desconforto intestinal que algumas pessoas relatam sentir. O eritritol é quase totalmente excretado através da urina, possuindo praticamente 0 carboidratos.

 

Stévia: É considerada uma planta medicinal e está na lista dos adoçantes naturais mais saudáveis. Não possui calorias e tem impacto zero na glicemia, por isso, é uma ótima opção para quem deseja emagrecer ou controlar os níveis de açúcar no sangue. Tem um poder adoçante muito alto.

O grande ponto negativo da stévia é seu sabor que pode ser levemente amargo, que é considerado desagradável por algumas pessoas.

Outros benefícios de saúde conhecidos de stévia são o manejo da hipertensão, redução de gás e refluxo ácido no estômago, ajuda na digestão e inibição do crescimento de bactérias causadoras de doenças de gengiva.

A stévia mostrou instabilidade em contato com alimentos ácidos como café, sucos de frutas e refrigerantes. Liberando nessas condições um compostos potencialmente cancerígenos.

A seguir, segue uma tabela comparativa de IG (índice glicêmico) que mede o quanto a sua glicemia sanguínea é elevada por um determinado alimento.

 

Adoçante

IG

Tipo

Carboidratos Líquidos (por 100g)

Calorias (por 100g)

Estévia

0

Natural

5

20

Inulina

0

Natural

1

150

Fruta-dos-monges

0

Natural

0-25

0-100

Tagatose

3

Natural

35

150

Eritritol

0

Álcool de Açúcar

5

20

Xilitol

13

Álcool de Açúcar

60

240

Maltitol

36

Álcool de Açúcar

67

270

Sucralose

0-80

Artificial

0

0

Aspartame

0

Artificial

85

352

Sacarina

Variável

Artificial

94

364

Açúcar Comum

63

Processado

100

387

 

 

ADOÇANTES ARTIFICIAIS

Os adoçantes artificias também conhecidos como Educorantes são sintéticos e obtidos através de processos químicos. Alguns não são metabolizados pelo organismo e podem inclusive apresentar possíveis interações com receptores do sabor doce, que estimulariam a liberação de insulina.

 

Sacarina: Embora ele seja mais de 300 vezes mais doce do que o açúcar, este substituto é, muitas vezes, misturado com outros compostos, devido ao fato de ter um sabor ligeiramente metálico.

Por quase 20 anos, o programa de toxicologia dos EUA tinha esse adoçante em sua lista de substâncias cancerígenas. Mesmo que posteriormente ele tenha sido retirado dessa lista, em 2000, por suposta falta de provas, existem controvérsias sobre os danos da sacarina até hoje. Por outro lado, ela faz parte dos compostos dos adoçantes mais baratos e comuns no mercado.

 

Sucralose: A Sucralose é 600 vezes mais doce que o açúcar e ainda não contém calorias. É encontrada em uma série de produtos alimentares, especialmente os diet.

Vários estudos têm demonstrado que a sua composição química não é muito compatível com o sistema digestivo humano e que não pode ser completamente metabolizado pelo nosso organismo.

Algumas pessoas têm apresentado problemas gastrointestinais como diarreia, cólicas ou dores intestinais, dores de cabeça, irritação na pele, tonturas, edema ou agitação, quando ingerem essa substância.

 

Aspartame: Esse é um dos mais notórios adoçantes artificiais, e tem sido alvo de reclamações e protestos há anos. Ela está ligada a diversos problemas de saúde, incluindo problemas neurológicos e psicológicos, como depressão, enxaqueca, mal de Alzheimer, comportamento agressivo e tendências suicidas.

Existem muitos estudos que podem comprovar a ligação na formação de tumores cerebrais. Está inserido em produtos voltados para os diabéticos, por ser o substituto dito mais adequado para o açúcar.

 

CONCLUSÃO

A melhor alternativa para qualquer um destes produtos é o consumo consciente. Consumir pequenas quantidades de açúcar comum ou, melhor ainda, usar adoçantes naturais traz melhores benefícios a sua saúde e de sua família. Aproveite o que a natureza tem de melhor com equilíbrio e moderação.

 

Gislaine Donelli – Nutricionista

 

Fontes:

http://www.aapd.org/media/Policies_Guidelines/P_Xylitol.pdf

http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9278/1/21137920.pdf

http://www.saense.com.br/2016/06/o-perigo-de-adocantes-em-alimentos-quentes-ou-acidos/.

https://primalbrasil.com.br/6519-2/

https://www.senhortanquinho.com/adocantes-low-carb-cetogenica-guia-completo/