Quando se fala em Brasil a referência automática que vem na cabeça é samba ou futebol, certo? Mas outra paixão nacional que conquista (e muito!) a maioria de nós brasileiros é a famosa dupla de arroz com feijão! Juntos eles formam uma combinação saborosa, barata e muito nutritiva.

De acordo com historiadores, o Brasil foi o primeiro país a cultivar o arroz no continente americano. O arroz que conhecemos atualmente foi trazido da Ásia pelos portugueses, antes disso, existia outro tipo chamado milho-d’água (abati-uaupé) que os tupis, muito antes de conhecerem os portugueses, já colhiam próximo ao litoral. Enquanto o feijão já era consumido por aqui pelos índios e depois pelos escravos.

Mas a dúvida que não quer calar: De quem foi a ideia de juntar os dois num único prato? Isso ninguém sabe! Reza a lenda que essa tradição deu início no século XVIII com a chegada do rei Dom João 6º que introduziu o cereal na alimentação dos soldados.

E você sabia que é mais saudável comê-los juntos que separadamente? Isso porque o arroz é rico nos aminoácidos metionina e cisteína, porém é pobre em lisina. Já o feijão apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína. Dessa forma, um alimento completa o outro e juntos eles garantem que nosso corpo obtenha quantidades ideais de aminoácidos essenciais. Parecem que foram feitos um para o outro né?

E não para por aí! O arroz é excelente fonte de energia, além de ser rico em fosfato, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B e sua versão integral é rica em fibras, o que contribui para o funcionamento adequado do intestino. O feijão, por sua vez é rico em fibras e tem função antioxidante, além de fornecer vitaminas do complexo B, zinco, cálcio, ferro e magnésio.

Essa combinação indispensável na alimentação dos brasileiros é sucesso em todos os quesitos!

E pra você que é fã dessa combinação, mas quer dar uma variada no cardápio porque enjoou do clássico arroz branco comum, nós temos outras opções como o arroz negro, arroz integral, arroz branco com leite de coco, arroz branco com amêndoas e arroz de couve-flor (ótima opção low carb). Temos também o acompanhamento de feijão carioca e feijão preto. São várias opções saudáveis e saborosas para balancear o seu cardápio diário sem cair na rotina!

E você é fã do clássico arroz com feijão também?

 

A Minutri foi criada com o propósito de facilitar a vida das pessoas que buscam se alimentar bem. Reunimos em uma só loja alimentos saudáveis, práticos, saborosos, prontos para o consumo e para todos os gostos, idades, preferências alimentares e momentos do dia. Do café da manhã à ceia, temos refeições prontas, snacks, complementos e bebidas, com opções veganas, orgânicas, zero açúcar, low carb e outras.

Para conhecer todos os nossos produtos clique aqui