Hoje é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, esta data foi criada com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e também sobre a fome no planeta. Desde que a sua implementação foi feita pela FAO (Food and Agriculture Organization), todos os anos um assunto relevante é escolhido para ser abordado. E o tema deste ano é: A promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos. Mas você sabe o que é ter uma alimentação saudável e sustentável? Segundo a FAO, dietas sustentáveis são aquelas que apresentam baixo impacto ambiental, respeitando os ecossistemas e a biodiversidade e que contribuem para a segurança nutricional e alimentar.

Alimentar-se de forma saudável e consciente, não está somente na seleção dos ingredientes, mas também no preparo, origens, produção e até o descarte de eventuais sobras. Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a ter uma alimentação saudável e segura para você e para o planeta:

 Não desperdice: Uma alimentação saudável e sustentável consiste em utilizar partes de alimentos que normalmente seriam descartados como cascas, talos, sementes e folhas. Por exemplo, você pode utilizar o talo do brócolis para fazer um delicioso purê, a casca da laranja pode virar chá e as sementes de abóbora torradas ficam ótimas para dar uma crocancia na sopa. Abuse da criatividade para criar novos pratos com ingredientes que antes, iriam ser desperdiçados. Lembre-se que quando você joga comida fora, está transformando em lixo não apenas aquelas sobras, mas também em toda energia gasta para cultivar, transportar e preparar a refeição.

 Compre alimentos da época: Consumir os alimentos da época traz diversos benefícios para nossa saúde e para o planeta. Eles são:
- Mais baratos: Já que há uma maior oferta daquele alimento, então os preços baixam;
- Mais gostosos: Como são colhidos no tempo certo, são mais saborosos e aromáticos,
tornando ainda mais gostoso o hábito de consumir esses alimentos;
- Mais nutritivos: Alimentos cultivados fora de época necessitam de uma grande quantidade de
agrotóxicos para se desenvolverem, já os da estação, muitas vezes, dispensam esse volume de
compostos químicos, o que garante uma alimentação mais saudável e nutritiva.
- Melhores para o meio ambiente: Alimentos da época não precisam de muita interferência
humana para se desenvolverem. Por isso quanto menos agrotóxico, menos modificações no
solo e mais a natureza agradece.

 Dê preferência para produtores da região: Sempre que possível, dê preferência para os produtores locais, assim você incentiva o pequeno produtor, já que esta é a principal fonte de renda de muitos produtores familiares, além de estimular a economia local. Fora que consumir alimentos que foram cultivados dentro do perímetro da sua região, geralmente emitem menos carbono na atmosfera.

 Diminua o consumo de carnes: Já ouviu falar da segunda sem carne? O movimento criado pela família de Paul McCartney, tem como incentivo tirar do cardápio os alimentos de origem animal por pelo menos 1 vez na semana. Segundo dados do site oficial da campanha no Brasil, o consumo médio de carne atualmente tem uma pegada hídrica de 3800 litros de água por pessoa por dia. Cada quilo de carne bovina demanda 5 quilos de alimentos de origem vegetal, que poderiam alimentar muitas pessoas, e produz 335 quilos de gás carbônico (CO2), que são liberados na atmosfera, o que equivale a dirigir um carro por 1600 quilômetros. Todo consumo gera impacto, e com o exercício da mudança de velhos hábitos podemos consumir de forma responsável, transformando o ato do consumo em uma prática consciente elevando assim os impactos positivos e minimizando os negativos, para que juntos possamos construir um mundo melhor. A sua saúde e o meio ambiente agradecem!

 

A Minutri foi criada com o propósito de facilitar a vida das pessoas que buscam se alimentar bem. Reunimos em uma só loja alimentos saudáveis, práticos, saborosos, prontos para o consumo e para todos os gostos, idades, preferências alimentares e momentos do dia. Do café da manhã à ceia, temos refeições prontas, snacks, complementos e bebidas, com opções veganas, orgânicas, zero açúcar, low carb e outras.

Equipe Minutri.