Você sabia que todos os alimentos industrializados possuem um rótulo nutricional e uma lista com todos os seus ingredientes? Assim é possível que você saiba o que está consumindo e com isso também pode te ajudar a fazer boas escolhas na hora de comprar uma refeição ou snack. 

 

E por isso resolvemos dar algumas dicas de como ler e compreender melhor os rótulos e ingredientes que ficam muitas vezes atrás das embalagens e acabam passando despercebidos. Vamos lá? 

 

Lista de ingredientes - Uma dica simples para entender como funciona a lista de ingredientes é: Os primeiros ingredientes listados são aqueles que contém maior quantidade no produto. A ordem é sempre decrescente, quanto mais de um ingrediente o alimento tiver na sua composição, mais no início da lista ele estará.

Significado de VD - A sigla significa Valor Diário. Ela indica qual a quantidade de calorias e de nutrientes que o alimento representa com base em uma dieta de 2000 kcal por dia, que seria uma quantidade estipulada "padrão" recomendada para um adulto saudável.

Exemplo: Se na parte do açúcar tiver 20%, significa que 1 porção daquele produto fornece 20% do açúcar total que deve ser ingerido por dia.

Carboidratos - A principal fonte de calorias para o corpo provém dos carboidratos, eles são macronutrientes importantes e que servem como fonte de energia de rápida absorção para atividades físicas e também para atividades cotidianas do dia a dia. Os carboidratos, geralmente, são encontrados em alimentos que possuem frutose, alto teor de açúcar e massas em geral.

Gorduras - Gorduras Totais: É a soma de todas as gorduras encontradas no alimento;

Gorduras Saturadas: Encontrada principalmente em alimentos de origem animal (carne vermelha e aves) e em laticínios, mas alguns alimentos de origem vegetal como coco, dendê e babaçu também são fontes de gordura saturada. Algumas fontes de gorduras saturadas, como o coco por exemplo, são consideradas gorduras "boas" que conforme o contexto, podem ser benéficas para a saúde. Mas o consumo deve ser acompanhado.

Gordura trans: Também descrito como óleo hidrogenado ou gordura hidrogenada, as gorduras trans são usadas principalmente para ajustar a textura de alguns alimentos e fazer com que eles durem mais tempo e fiquem mais saborosos. Ela é uma grande vilã da alimentação saudável, pois não é sintetizada pelo organismo e, por essa razão, deve ser evitada ao máximo.

As gorduras trans podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e derrames, além de aumentarem seu colesterol ruim (LDL) e diminuírem seu colesterol bom (HDL).

Sódio – O Sódio nada mais é que o principal componente do sal, um ingrediente importante para o bom funcionamento do organismo, mas, se consumido em excesso é desfavorável à saúde. Na lista de ingredientes ele pode aparecer como benzoato de sódio, glutamato dissódico ou monossódico.

Açúcar – O açúcar do alimento, na tabela nutricional pode ser "contabilizado" como a quantidade de carboidratos totais. Mas na lista de ingredientes ele pode aparecer disfarçado com outros nomes também, como por exemplo, xarope de milho, xarope de malte, frutose, sacarose, maltodextrina, dextrose ou açúcar invertido. 

Um dica é sempre optar por alimentos que em sua lista de ingredientes tenha ao invés de açúcar branco refinado, o açúcar de coco, mel ou melado de cana. Porque eles são naturais e contêm mais fibras por não passarem pelo processo de refinamento, além de ter antioxidantes e minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio. Ou também você pode optar por adoçantes naturais como eritritol, stévia ou xilitol. 

Diet/Light - Os produtos light na maioria das vezes apresentam um menor valor calórico, porque tem um teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já o diet tem em sua composição a ausência total de determinado ingrediente, como o açúcar, por isso pode ser consumido por diabéticos.

Porém, nem todo alimento industrializado deve ser considerado ruim, hoje em dia existem inúmeras opções de alimentos industrializados feitos com ingredientes naturais e que ajudam muito na correria do dia a dia das pessoas trazendo mais praticidade e também saudabilidade.

No nosso caso, nós preparamos refeições ultracongeladas, então nos nossos rótulos vocês encontrarão apenas ingredientes realmente saudáveis, como vegetais, sal do himalaia e óleo de coco. Nós usamos apenas ingredientes que você encontra na dispensa da sua casa, nada de aditivos químicos ou conservantes que podem ser extremamente prejudiciais para a nossa saúde. Sem contar que como todas as nossas refeições passam pelo processo de ultracongelamento, nós realmente conseguimos conservar não só a textura do alimento, mas também as suas vitaminas e benefícios nutricionais. Então podem confiar, que por aqui a lista de ingredientes é realmente "limpa". 

Esperamos ter ajudado vocês a entender um pouquinho mais como ler e compreender a lista de ingredientes e tabelas nutricionais dos alimentos. Assim você vai poder fazer escolhas melhores e conscientes :)  

A Minutri foi criada com o propósito de facilitar a vida das pessoas que buscam se alimentar bem. Reunimos em uma só loja alimentos saudáveis, práticos, saborosos, prontos para o consumo e para todos os gostos, idades, preferências alimentares e momentos do dia. Do café da manhã à ceia, temos refeições prontas, snacks, complementos e bebidas, com opções veganas, orgânicas, zero açúcar, low carb e outras.

 

Equipe Minutri.