A indústria alimentícia de ponta tem investido incansavelmente em técnicas de conservação dos alimentos sem alteração das características sensoriais e nutricionais.

O americano Clarence Birdseye (1886 - 1956) é considerado o pai da indústria dos alimentos congelados, pois desenvolveu no início do século XX o processo de ultracongelação, como um processo de conservação dos alimentos.

Somente as indústrias que já perceberam a importância da conservação adequada dos alimentos investem e utilizam equipamentos corretos que permitem baixar muito rapidamente a temperatura do alimento, fazendo que a água no interior do alimento congele muito rápido sem alterar a sua textura e os seus nutrientes.

Atualmente o comércio de alimentos congelados tem se ampliado mas é necessário identificar exatamente qual a tecnologia utilizada. Somente os alimentos ultracongelados destinados à alimentação humana ocupam um lugar cada vez mais importante no mercado.

O ultracongelamento tem por finalidade conservar as características intrínsecas dos alimentos mediante um processo de congelação rápida, para que isto ocorra é necessário atingir em todos os pontos do produto uma temperatura igual ou inferior a - 18° C no menor tempo possível.

No caso da Minutri utilizamos um equipamento que garante que o alimento saia da temperatura > 90ºC para -30ºC em 02 horas.

Sabemos que a uma temperatura de -18ºC torna-se inviável o crescimento bacteriano, retardando a grande maioria de reações químicas/enzimáticas que possam alterar a qualidade dos gêneros alimentícios.

A grande diferença do ultracongelamento para o congelamento lento (realizado em freezer) é que no segundo o crescimento bacteriano e reações químicas e enzimáticas continuam acontecendo. A formação de grandes cristais de gelo compromete e altera a estrutura do alimento e portanto a sua textura e, ainda, acontece a perda de nutrientes no processo.

Não há nos processos da Minutri nenhuma adição de conservante, corante ou estabilizante. As características sensoriais dos alimentos preparados de forma convencional e artesanal não são alteradas pelo ultracongelamento.

Após o descongelamento adequado podemos afirmar que é impossível saber que o alimento já esteve armazenado em um freezer por até 06 meses – manutenção e conservação total do sabor, aroma, coloração e textura.

Gislaine Donelli – Nutricionista