Dia primeiro começou o Outubro Rosa, uma campanha sobre a conscientização e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum, e por mais que as mulheres sejam a população mais afetada, saiba que os homens também podem desenvolver a doença sendo 1% dos casos relacionados a este câncer.

Entre os principais fatores de risco estão: sedentarismo, exposição frequente a radiações ionizantes (raios X), menopausa tardia, consumo de bebidas alcoólicas e má alimentação são aspectos que influenciam muito.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), na etapa inicial da doença, a probabilidade de cura é de 95% e cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, manter o peso corporal adequado e alimentar-se de forma saudável. A prática de hábitos saudáveis como esses são essenciais para recuperar a saúde, prevenir o retorno da doença e o desenvolvimento de outro tipo de câncer. 

É certo que manter uma alimentação saudável é fundamental para evitar qualquer tipo de doença, por isso faça dos alimentos o seu maior aliado. No caso do câncer de mama, ingerir alguns alimentos específicos podem contribuir para a prevenção do tumor, como: 

Brócolis, couve, repolho: A ingestão regular desses alimentos pelo menos uma vez por semana pode diminuir o risco de ter câncer de mama. Um estudo feito com 5 mil mulheres suecas apontou que o consumo de uma ou duas porções diárias está associado a um risco 40% menor de câncer de mama. Essas hortaliças são boas fontes de nutrientes – como vitamina C, carotenoides precursores de vitamina A, fibras, cálcio e ácido fólico –, e seu poder preventivo viria da abundância de moléculas fitoquímicas capazes de eliminar substâncias tóxicas que induzem o câncer.

Frutas vermelhas: Morangos, cereja, ameixas, amoras e outras frutas vermelhas têm propriedades anticancerígenas que diminuem os riscos do aparecimento de tumores e neutralizam, diminuem e ainda reparam as consequências da ação oxidativa resultante do estresse e de inflamações.

Outras dicas valiosas também podem contribuir, como: 

  • Consuma diariamente no mínimo 5 porções de frutas e vegetais variados;
  • Use alimentos naturais e integrais com o mínimo de processamento;
  • Dê preferência para os orgânicos, sempre que possível;
  • Faça refeições que tenham as carnes (magras) como guarnição e não como prato principal. O Instituto Americano de Pesquisas em Câncer (AICR) recomenda o consumo limitado de carnes vermelhas a 300g por semana;
  • Substitua o sal por temperos naturais;
  • Controle e mantenha o seu peso corporal. A prática de atividades físicas por pelo menos 30 minutos por dia pode contribuir.

 Além de adotar bons hábitos, não dispense o autoexame e as consultas médicas periódicas. Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres, por isso caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, consulte um médico mastologista imediatamente. Por que um toque mudar a sua vida e a prevenção é o melhor caminho.

 

A Minutri foi criada com o propósito de facilitar a vida das pessoas que buscam se alimentar bem. Reunimos em uma só loja alimentos saudáveis, práticos, saborosos, prontos para o consumo e para todos os gostos, idades, preferências alimentares e momentos do dia. Do café da manhã à ceia, temos refeições prontas, snacks, complementos e bebidas, com opções veganas, orgânicas, zero açúcar, low carb e outras.

 

Equipe Minutri.