De uns anos pra cá, muito se fala em alimentação sem glúten e sem lactose, mas afinal será que isto é só uma tendência ou realmente devemos ficar atentos? Embora essas restrições alimentares pareçam ter-se tornado mais comuns nos últimos anos, saiba que elas sempre existiram.

O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte, que ajuda a dar a "liga" em algumas preparações, é ela a responsável por dar elasticidade às massas. Já a lactose, é o açúcar presente no leite e em seus derivados, como manteiga, queijo, creme de leite e iogurte.

Estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca e de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos atualmente cerca de 75% da população mundial possui intolerância a lactose. Os números são bem altos né?

Do ponto de vista médico, uma dieta sem glúten é usada principalmente para tratar a doença celíaca. Quando as pessoas com doença celíaca comem alimentos que contêm glúten, causa inflamação no intestino delgado. Por isso ter uma dieta 100% livre de glúten ajuda a controlar esse problema, prevenindo sintomas e complicações relacionadas à doença.

E você sabia que a intolerância à lactose é um efeito colateral comum dessa doença? Portanto, não é surpreendente que, além de evitar o glúten, muitas pessoas celíacas também evitam produtos lácteos. Porém hoje em dia, algumas pessoas que adotam uma dieta vegana ou paleolítica por razões de saúde e estilo de vida, também acabam evitando glúten e laticínios nas refeições em busca de uma vida mais saudável.

A eliminação de produtos que contêm glúten e laticínios da sua dieta diária pode ser um desafio e tanto né? Uma vez que o trigo e o leite constituem uma parte significativa dos
alimentos que consumimos diariamente. Mas refeições equilibradas e planejadas adequadamente podem atender às necessidades da maioria daqueles que buscam uma dieta livres desses alérgenos.

A escolha de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes e verduras, sementes, castanhas, leguminosas, peixe, carnes magras e grãos integrais sem glúten, podem fornecer os nutrientes necessários que o seu corpo precisa. E quando combinados, esses grupos alimentarem podem criar um plano de refeições deliciosas e bem equilibradas.

E se você é celíaco, intolerante ou apenas quer reduzir o consumo de glúten e lactose, saiba que TODOS os produtos da Minutri são sem glúten, sem leite e livres de traços. Por aqui também não usamos açúcar refinado, conservantes ou aditivos artificiais.

São refeições saudáveis de verdade feitas com ingredientes e temperos naturais, nutritivos e selecionados... a comida é saborosa de verdade! Temos alimentos para todos os gostos, idades, preferências alimentares e momentos do dia. Acesse o nosso cardápio e confira todas as nossas delícias, você vai se surpreender!

A Minutri foi criada com o propósito de facilitar a vida das pessoas que buscam se alimentar bem. Reunimos em uma só loja alimentos saudáveis, práticos, saborosos, prontos para o consumo e para todos os gostos, idades, preferências alimentares e momentos do dia. Do café da manhã à ceia, temos refeições prontas, snacks, complementos e bebidas, com opções veganas, orgânicas, zero açúcar, low carb e outras.

Equipe Minutri.